Imprimir
Coleta de Urina para Urocultura (Feminino)

A coleta de amostra de urina para cultura, sobretudo em pacientes do sexo feminino, requer extremo cuidado para evitar contaminação da amostra. Sendo assim, procure seguir rigorosamente as instruções abaixo e, desta forma, melhorar a qualidade do material para análise.

1. A coleta pode ser feita em casa e, neste caso, a amostra deve ser encaminhada ao laboratório o mais rápido possível, não mais que 1 hora.
2. O laboratório fornecerá um frasco de boca larga com tampa. Caso haja impossibilidade de apanhar este material no laboratório, o coletor estéril poderá ser adquirido em uma farmácia.
3. A amostra a ser colhida para o exame é constituída pelo jato médio da primeira urina da manhã.
4. Ao acordar, antes da primeira micção, faça um asseio cuidadoso da genitália, com água e sabonete, e enxágüe para retirar todo resíduo de sabão.
5. Pegue o coletor e, numa posição que permita o menor contato do jato urinário com a pele, urine recolhendo o jato médio urinário no frasco.
6. Tampe o coletor logo após a coleta, ele deve ficar aberto o mínimo de tempo possível. NUNCA TOQUE O INTERIOR DO FRASCO COLETOR.
7. Encaminhe a amostra ao laboratório.