Início
Sep
Orientações
 
Fatores relacionados ao paciente podem alterar os resultados de exames de laboratório e, por conseguinte, devem ser controlados.

DIETA
Os níveis sangüíneos de várias substâncias que são dosadas no laboratório podem variar, a depender do tempo transcorrido entre a última refeição e a tomada de amostra de sangue, bem como do conteúdo alimentar do paciente nos dias que precedem a coleta.

JEJUM
Por conta das interferências alimentares, alguns exames exigem jejum de até 12 horas precedendo a coleta de amostra.

Nem sempre é preciso estar em jejum para fazer exames de laboratório.
Sofrem maior interferência da alimentação e, consequentemente, precisam de jejum mais rigoroso, os seguintes exames:
Glicemia de jejum, Triglicérides, Lipídios totais, HDL, LDL, VLDL, Apolipoproteínas, Ácido úrico, Uréia, Magnésio, Cálcio, Fósforo, Ferro, Sódio e Potássio.

USO DE MEDICAMENTOS
Medicamentos podem interferir no resultado de exames. Faz-se necessário informar ao laboratório sobre o uso de medicamentos.

INGESTÃO DE BEBIDA ALCOÓLICA
O consumo de bebida alcoólica produz mudanças na composição dos líquidos corpóreos, sobretudo aumentando a presença de enzimas hepáticas no sangue.

TABAGISMO
O tabagismo pode alterar os resultados de alguns parâmetros medidos no laboratório, tais como: Lipase, Amilase, Colesterol, Glicose, Hemoglobina, Metahemoglobina, Teste de Tolerância Oral à Glicose (TTG-O).

RELAÇÕES SEXUAIS
Relações sexuais podem aumentar falsamente os níveis sangüíneos do Antígeno Prostático Específico (PSA), se acontecidas nos 3 dias que precedem a coleta de sangue. Além disso, para a realização de espermograma, faz-se necessário abstinência sexual de 3 a 5 dias, precedendo a coleta.

Exigências para realização do PSA ou PSA livre
3 dias de abstinência sexual completa,
3 dias sem usar bicicleta,
3 dias sem montar a cavalo,
Caso tenha feito exame de toque da próstata, aguardar 3 dias, pelo menos.

ESTRESSE FÍSICO E MENTAL
O estresse físico e mental pode provocar alterações orgânicas diversas, as quais se refletem nos resultados de exames laboratoriais específicos.

Exercício físico intenso nos 2 ou 3 dias que precedem a coleta de amostras para exame pode resultar em modificações dos níveis sangüíneos de: CK total, LDH, Glicose, Lactato, Potássio, Creatinina, Hormônio do Crescimento, Prolactina, Cortisol, além de alterações no Sumário de Urina e Hemograma. O estresse emocional também pode modificar parâmetros medidos no laboratório, tais como: Prolactina, Glicose, Cortisol, dentre outros.
 
 
Sep
Orientações
Sep
Coleta
Sep
Localização Rua Domingos Barbosa de Araújo, 378 - Kalilândia
Feira de Santana – Bahia – CEP: 44001-280
Fone: (75) 3623-8844 - E-Mail: sac@laboreonline.com
Tacitus Tecnologia e Marketing Digital
Todos os direitos reservados © 2011 - Labore
O LABORE . Qualidade . Unidades . Convênios . Exames . Área profissional . Sua Saúde . Contato