A hepatite é uma inflamação do fígado que tem como causa mais comum as infecções pelos viros A (HVA), B (HVB) e C (HVC).
Após o contágio com o vírus, o mesmo se multiplica no interior das células do fígado produzindo o processo inflamatório que compromete as funções do órgão. Um dos sinais mais comuns da inflamação do fígado é a icterícia, causada pelo acúmulo de pigmento amarelo na pele e nas mucosas.
Para o diagnóstico da hepatite, além da análise da história clínica do paciente e exames complementares, se faz necessário exames laboratoriais sorológicos para confirmação de infecções virais que podem causar hepatite. Os exames laboratoriais podem identificar o tipo de vírus causador da hepatite além de determinar o funcionamento do fígado, tais como as transaminases AST e ALT, são muito indicados.
Além dos exames laboratoriais, exames de imagem como a Ultrassonografia, a Tomografia Computadorizada e a Ressonância Magnética colaboram de forma significativa para o diagnóstico preciso das diversas formas de hepatites.
A hepatite tem cura na maior parte dos casos, o diagnóstico precoce é fundamental para o êxito no tratamento, por isso é importante procurar um médico e fazer um check-up ao menos uma vez por ano.
Siga as nossas redes