
Solicite sua coleta de sangue domiciliar através do telefone (75) 3623-8844 ou (75) 98864-3495(whatsapp).
Teste de estímulo do cortisol após cortosina (ACTH
Soro. Múltiplas amostras
Jejum de 8 hs. O teste deve ser iniciado entre 7:00 e 9:00 hs. da manhã.
Durante o jejum, deve haver restrição ao cigarro, de álcool e de exercícios habituais.
O paciente deve ser questionado sobre o uso de medicamentos.
É recomendado que, precedendo o início do teste, o paciente repouse por 15 a 20 minutos, no laboratório.
As amostras serão colhidas nos tempos 0, antes da administração da cortrosina, 30 e 60 minutos após a dose.
O paciente deve ter conhecimento de que vai ficar no laboratório por 1,5 horas
Usar escalpe para estabelecer um acesso venoso que possa permitir várias coletas. Seguir as recomendações técnicas pertinentes.
Após a coleta da amostra do tempo 0, administrar, por via EV, 250 ug de cortrosina simples e colher as demais amostras: aos 30, 60 minutos.
Não há efeitos colaterais.
Durante a prova, o paciente não deve ser exposto a stress adicional desnecessário, não deve fumar ou se alimentar e deve evitar movimentação excessiva.
O soro deve ser separado imediatamente.
Conservação:
Quimioluminescência
Cortisol após ACTH deve ser superior a 18 ug/dL, em qualquer amostra
O teste é o principal instrumental do laboratório na investigação da insuficiência adrenocortical, mas não produz informação útil ao diagnóstico da síndrome de Cushing.
O resultado normal exclui a possibilidade de doença de Addison. Na hiperplasia adrenal, há aumento exagerado em relação ao nível basal (3 a 5 vezes). Outras situação clínicas podem cursar com anormalidades no teste, por exemplo: hipopituitarismo, carc
Solicite sua coleta de sangue domiciliar através do telefone (75) 3623-8844 ou (75) 98864-3495(whatsapp).
Siga as nossas redes