WHATSAPP ÁREA RESTRITA

CURVA GLICÊMICA PROLONGADA

COLETA DOMICILIAR

Solicite sua coleta de sangue domiciliar através do telefone (75) 3623-8844 ou (75) 98864-3495(whatsapp).

Também conhecido como:

TTG-5h.

Formato da Amostra:

Amostras múltiplas de plasma com fluoreto ou soro

Condições:

Jejum de 12 hs, com restrição ao cigarro e, nos dias que precedem o teste, manter uma dieta rica em carboidrato, restrição de álcool e de exercícios habituais.
O paciente deve ser questionado sobre o uso de medicamentos. Deve ter conhecimento de que vai ficar no laboratório por 5 horas, pelo menos.
Antes de começar o teste, o paciente deverá estar em repouso no laboratório, por 3

Recomendações:

Usar escalpe para estabelecer um acesso venoso que possa permitir várias coletas. Seguir as recomendações técnicas pertinentes.
Dosar a glicemia de jejum no glucosímetro e avaliar a possibilidade de continuação do teste. Glicemia de jejum menor que 400 mg/dL (sangue total), é a condição para a continuação do TTG.
Após a coleta da amostra de jejum, com a continuação do teste decidida, administrar o xarope de glicose na dose precrita e, a partir daí, colher as demais amostras aos 30, 60, 90, 120, 180, 240 e 300 minutos.
A dose de glicose deve estar diluída em um volume máximo de 350 mL de água, de modo a permitir sua ingestão em 5 minutos, no máximo.
Durante a prova, o paciente não deve ser exposto a stress adicional desnecessário, não deve fumar ou se alimentar e deve evitar movimentação excessiva.
A dose de glicose a ser utilizada segue a padronização abaixo ou estará definida por recomendação do médico solicitante:
Homens e mulheres não grávidas:
75 g d 1,75 g de glicose/Kg de peso corporal, até um máximo de 75 g.
Conservação: Refrigeração.
O soro deve ser separado imediata

Método:

Glicose oxidase (GOD/POD).

Valores de Referência:

No geral, o valor de corte para classificação de uma hipoglicemia como sendo clinicamente importante é 50 mg/dL.
Ver resulmo clínico-laborator

Resumo Clínico Laboratorial:

O teste é útil ao diagnóstico diferencial das hipoglicemias e dos estados de tonturas.
As causas mais importantes de hipoglicemia são: o excesso de insulina, absoluto ou relativo, e má absorção intestinal ou a privação de ingestão adequada de carboidratos.
Dentre as hipoglicemias que merecem mais destaque estão:
– a hipoglicemia alimentar, cujo TTGO-5h revela, classicamente, um pico de glicemia dentro da 1a hora, acima do nível de referência do TTGO; seguido de uma queda rápida para níveis de hipoglicemia, entre a 1a e a 3a hora;
– a hipoglicemia diabética, cujo o TTGO-5h, em geral, revela uma elevada glicemia na 2a hora, frequentemente acima de 200 mg/dL, seguida por um intervalo em que há hipoglicemia, entre a 3a e a 5a hora;
– a hipoglicemia funcional, que cursa com pico glicêmico e nível de 2 horas dentro dos limites do TTGO, 200 e 140 mg/dL, respectivamente; seguido de hipoglicemia durante a 2a e a 4a hora.
Há grande divergência acerca do valor de corte para clasglicemia como sendo clinicamente significante. O maior consenso é o valor de 50 mg/dL

Observações:

COLETA DOMICILIAR

Solicite sua coleta de sangue domiciliar através do telefone (75) 3623-8844 ou (75) 98864-3495(whatsapp).

Nossos convênios

Conheça os convênios atendidos e não deixe de realizar seus exames para manter sua saúde em dias